quarta-feira, 2 de janeiro de 2019

Bebê russo é encontrado vivo após 35 horas em destroços

Equipes de resgate buscam sobreviventes após explosão de prédio em Magnitogorsk, na Rússia

Um bebê foi encontrado vivo após ficar 35 horas no frio entre os destroços de um bloco de apartamentos na Rússia que desabou parcialmente em uma explosão, informaram equipes de resgate nesta segunda-feira (1º).

A explosão, que teria sido causada por um vazamento de gás, danificou 48 apartamentos em um prédio de dez andares na cidade industrial de Magnitogorsk, na segunda-feira, matando pelo menos sete pessoas, com 36 ainda desaparecidas.

Imagens da autoridade local de emergências mostraram um homem que trabalhava no resgate removendo um bebê vestido com meias rosas e colocando um cobertor em volta dele, antes de começar a correr em direção à ambulância.

Atualmente, a temperatura em Magnitogorsk, que abriga uma das maiores usinas siderúrgicas da Rússia, nos Urais, a aproximadamente 1.700 quilômetros ao leste de Moscou, é de 17 graus Celsius negativos.

O fato de que o bebê de 11 meses, diagnosticado com uma séria queimadura de frio e uma lesão na cabeça, estava deitado na sua cama e embrulhado em camadas de tecido salvou sua vida, segundo a agência de notícias "TASS", citando um centro regional de emergência.

O bebê foi encontrado quando um homem que estava fazendo o resgate ouviu-o chorar, e uma "operação em larga escala foi imediatamente organizada", informou a agência de notícias Interfax, citando oficiais de emergência. A retirada dele foi dificultada por destroços instáveis que apresentavam riscos para os socorristas.

"Centenas de pessoas estavam esperando pela aparição da criança machucada debaixo dos destroços como se fosse um milagre. E o milagre aconteceu", disseram os oficiais, segundo a Interfax. "A equipe de resgate ficou com lágrimas nos olhos."