segunda-feira, 9 de julho de 2018

Quatro primeiras crianças foram resgatadas de caverna na Tailândia



Autoridades tailandesas anunciaram que foi iniciada a operação de resgate dos 12 meninos e seu técnico presos em uma caverna inundada na Tailândia, onde estão há mais de duas semanas. Até agora, quatro foram resgatados e levados a um hospital. O governador de Chiang Rai confirmou, em coletiva, que os nove restantes serão retirados em dez horas, nesta segunda-feira (9).
Tossathep Boonthong, chefe do departamento médico e que faz parte da equipe de salvamento, citou os primeiros dois meninos resgatados. “Dois meninos saíram. Eles estão no hospital temporário criado próximo à caverna”, disse. A Marinha da Tailândia divulgou as fotos identificadoras dos dois primeiros resgatados.
No total, 90 mergulhadores profissionais estão envolvidos na operação de resgate, dos quais 40 são tailandeses.
A Marinha Real da Tailândia confirmou em em sua página no Facebook que quatro garotos foram resgatados. Ambulâncias foram vistas saindo do local e um helicóptero também já decolou, mas não há informações de que algum ou quantos dos resgatados estivessem neles.
Segundo as agências internacionais, autoridades informaram que a operação começou às 10h da manhã (horário local), madrugada de domingo no Brasil, tem previsão de durar de três a quatro dias a partir do resgate da primeira pessoa. Todos precisarão mergulhar para sair da gruta, que fica na província de Chiang Rai.
A única maneira de retirá-los de lá é passando por passagens escuras e apertadas, cheias de água barrenta e correntes fortes, e também sem muito oxigênio. Um ex-integrante da marinha tailandesa desmaiou fazendo o mergulho na sexta-feira e morreu.
18 mergulhadores
Narongsak Osatanakorn, governador da província, afirmou que 13 mergulhadores estrangeiros e cinco locais participarão da operação de salvamento. Cada menino será acompanhado por dois mergulhadores, enquanto são gradualmente resgatados do local.
Dezenas de mergulhadores chegaram à caverna de Tham Luang na manhã de domingo, e as autoridades montaram lonas bloqueando a área de operação.
Na noite deste sábado (8), foi pedido que jornalistas e familiares deixassem a área ao redor da entrada da caverna e, segundo o jornal britânico The Guardian, a medida aconteceu para facilitar a operação de resgate.
Chuvas pesadas
Autoridades tailandesas disseram no sábado (7) que estão preocupadas que as pesadas chuvas previstas para os próximos dias, que podem tornar o trabalho ainda mais difícil.
Por isso, afirmaram que podem ser obrigados a resgatar rapidamente os garotos e o técnico da caverna, antes que o local fique inundado.
Os meninos, com idades entre 11 e 16 anos, e seu técnico, de 25 anos, ficaram presos no dia 23 de junho, quando foram visitar o local. Devido a chuva, porém, acabaram presos em uma área remota da caverna, que só pode ser acessada por mergulhadores. (Folhapress)