segunda-feira, 9 de julho de 2018

Desnuclearização da Coreia do Norte pode fracassar após reunião com secretário dos EUA



Após a visita de dois dias do secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, o governo da Coreia do Norte disse neste sábado (6), por meio de um comunicado, que a decisão de abandonar seus programas nucleares pode fracassar. As declarações do governo norte-coreano contrapõem-se às informações repassadas por Pompeo. Após visitar o país, ele disse que as negociações pela “desnuclearização estão em progresso” em quase todas as questões-chave.
O comunicado norte-coreano, divulgado pela agência oficial de notícias KCNA, informa que os Estados Unidos se opuseram ao espírito da cúpula ao pressionar unilateralmente o país a abandonar suas armas nucleares. As diferentes reações após a visita de Pompeo à Pyongyang colocam mais uma vez em dúvida o sucesso das negociações pela desnuclearização da península coreana.
A visita foi a primeira de Pompeo à Coréia do Norte, após a cúpula de Donald Trump e Kim Jong-un em Cingapura, no mês de junho. O objetivo da viagem de Pompeo a Pyongyang era definir detalhes para pôr em prática o compromisso firmado pela Coreia do Norte, em prol de sua desnuclearização. “Antecipamos que o lado norte-americano viria com uma ideia construtiva, pensando que receberíamos algo em troca”, disse o comunicado norte-coreano.