sexta-feira, 2 de abril de 2021

2% da população brasileira recebeu 2ª dose de vacina contra covid-19

 


O número de brasileiros vacinados com as duas doses das vacinas contra a covid-19 que estão à disposição no país - e que, portanto, completaram o ciclo de imunização - chegou a 4,2 milhões, ou o equivalente a 2,0% da população, segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde. Os que tomaram apenas uma dose somam 14,9 milhões, ou 7,0% da população.

No momento, podem ser vacinadas pessoas dos chamados grupos prioritários - pessoas com 60 anos ou mais, com deficiência, povos indígenas e trabalhadores da saúde. Nestes grupos, há um total de 77,3 milhões de pessoas - o que significa que 5,5% deles completaram o ciclo de imunização até o momento.

Até agora, foram distribuídas 35 milhões de doses para a vacinação em todo o Brasil, e foram usadas 19,2 milhões, ou 54,7% da quantidade disponível.

O Brasil está vacinando a população apenas com as vacinas da Sinovac - envasadas pelo Instituto Butantan - e da AstraZeneca - envasadas pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Ambas exigem a aplicação de duas doses para atingirem o máximo de eficácia na prevenção da covid-19.