quarta-feira, 28 de abril de 2021

Sem vacinas, cidades do Paraná paralisam imunização da primeira dose e atrasam segunda dose contra a Covid

 















Sem receber novos lotes, algumas cidades do Paraná começam a paralisar novamente a vacinação da primeira e também da segunda dose contra a Covid-19. Curitiba, por exemplo, vacina nesta terça (27) as pessoas com 63 anos completos nascidas entre 1º de julho e 31 de dezembro e a divulgação do cronograma de vacinação para novas idades depende de avaliação do estoque remanescente e da chegada de novas doses. Em Piraquara, na Região Metropolitana, a aplicação das primeiras e segundas dose foi interrompida nesta terça por falta de imunizantes 

A Secretaria Municipal de Saúde de Piraquara informou que aguarda a chegada de novas doses enviadas pelo Ministério da Saúde para convocar a população para completar a imunização. Durante a manhã desta terça foram distribuídas 400 senhas para o atendimento das pessoas que estavam na fila, os demais foram informados sobre a suspensão temporária. A vacinação de segunda dose não tem relação com o avanço das faixas etárias de 60 e 61 anos no município, tendo em vista que esse público está recebendo a primeira dose da vacina da AstraZeneca. "Lembrando, que os municípios não armazenam as segundas doses conforme Nota Técnica do Ministério da Saúde. A Secretaria Municipal de Saúde já notificou a Secretaria de Estado da Saúde sobre o desabastecimento e aguarda um posicionamento", diz a nota da prefeitura.

A partir desta quinta-feira (29), Curitiba não terá cronograma de segunda dose de Coronavac para idosos porque os próximos grupos, que seria a partir de 66 anos, foram imunizados com Astrazeneca, que tem prazo de 90 dias para a segunda aplicação. "Independentemente de cronograma, aqueles que eventualmente tiverem na carteirinha como data da segunda dose o dia 29 ou datas posteriores devem procurar um dos pontos de vacinação no dia indicado", diz nota da prefeitura de Curitiba.

A quinta edição da pesquisa semanal realizada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) com o objetivo de ter o panorama do enfrentamento da pandemia pelos Entes locais mostra que 30,3% dos municípios do Estado pesquisados, ou seja 73, pararam a vacinação por falta de imunizantes para a primeira dose. A CNM ouviu 241 cidades do Paraná entre os dias 19 e 22 de abril.

Nova nota técnica do Ministério da Saúde sobre atraso de aplicação

Já prevendo o atraso das segundas doses, o Ministério da Saúde divulgou nova nota técnica, divulgada nesta terça- (27) pelo Ministério da Saúde, orienta a população a tomar a segunda dose da vacina contra a Covid-19 mesmo que a aplicação ocorra fora do prazo recomendado pelo laboratório. Atualmente, duas vacinas estão disponíveis no Programa Nacional de Imunizações (PNI): Sinovac/Butantan, que deve ser administrada em um intervalo de quatro semanas, e AstraZeneca/Fiocruz, com intervalo de 12 semanas. "Essa é a orientação do Ministério da Saúde, que reforça a importância de se completar o esquema vacinal para assegurar a proteção adequada contra a doença", diz a pasta, em nota. O ministério também diz que é "improvável que intervalos aumentados entre as doses das vacinas ocasionem a redução na eficácia do esquema vacinal". No entanto, ressalta que os atrasos devem ser evitados "uma vez que não se pode assegurar a devida proteção do indivíduo até a administração da segunda dose".

Possibilidade de novo lote

O secretário de Estado de Saúde, Beto Preto, disse que nesta quarta (28) participará de reunião no Ministério da Saúde e dos secretários de Estado de Saúde para verificar a distribuição de vacinas anti-Covid, mas adiantou que ainda não há confirmação de novo lote para o Paraná. "Aguardamos para essa semana a chegada de mais doses, mas não está definido. Houve uma interrupção de Coronavac, como o próprio ministro já informou. Existe uma possibilidade de 5 milhões de doses da Fiocruz e, caso seja confirmado, teremos entre 4,5% e 5% deste montante", afirmou ele. 

O último lote de imunizantes entregues pela Secretaria de Estado da Saúde do Paraná foi na última sexta (23) com 205.130 doses da vacina contra a Covid-19. Os imunizantes integram o 14º lote encaminhado pelo Ministério da Saúde na quinta-feira (22), composto por 166.000 doses da Covishield, produzida pela Universidade de Oxford/AstraZeneca/Fiocruz, e 39.130 doses da CoronaVac, desenvolvida pelo Instituto Butantan/Sinovac.