terça-feira, 6 de agosto de 2019

"Verba arrecadada em leilões de bens apreendidos do tráfico vai equipar fronteiras"

Soldado do Exercito em operação de reforço da segurança na Ponte da Amizade, entre o Brasil e o Paraguai.

"Parte do dinheiro arrecadado nos leilões de bens de traficantes será utilizada para equipar o sistema de segurança das fronteiras e auxiliar no combate ao tráfico e contrabando. De janeiro até julho deste ano, a Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas (Senad), vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, já arrecadou R$ 45,8 milhões, sendo R$ 19,5 milhões só com a venda de bens apreendidos em investigações do tráfico. O valor vai ser revertido para projetos que visem a reduzir a oferta de drogas no país.

A Senad planeja editar uma portaria neste mês para que os estados enviem projetos que possam ser financiados com esse dinheiro. Para receber recursos ainda em 2019, os projetos devem se encaixar em uma das três linhas prioritárias da Senad: identificação de substâncias; reaparelhamento dos órgãos de segurança pública; e desarticulação financeira de grupos criminosos.

“Dentro dessa linha, eles podem apresentar os projetos que entenderem necessários, inclusive projetos inovadores. Estamos pedindo projetos que sejam relacionados a essas três linhas”, explica a coordenadora-geral de políticas sobre drogas da Senad, Paula Brisola."