terça-feira, 6 de agosto de 2019

Preso que tentou fugir da cadeia vestido de mulher vira notícia nos maiores jornais do mundo

Clauvino da Silva vestiu máscara, peruca, óculos, roupas femininas, mas não conseguiu enganar agentes penitenciários

A tentativa de fuga do traficante Clauvino da Silva, de 42 anos, ganhou manchetes nos maiores jornais do mundo, como o americano New York Times, o inglês The Guardian e o espanhol El País. O preso foi flagrado por agentes penitenciários tentando escapar do Presídio Gabriel Ferreira Castilho, conhecido como Bangu 3, ao fim da visita do último sábado. Ele colocou uma máscara com peruca, roupas femininas e um óculos de grau para se disfarçar de mulher.

"O senhor da Silva, que cumpre uma sentença de 73 anos por tráfico de drogas, planejou simplesmente sair pela porta da frente deixando para trás sua filha adolescente", escreveu o New York Times.

Já o espanhol El País publicou o artigo com o título "Um narcotraficante tenta fugir de uma prisão disfarçada de sua filha". A matéria afirma que "as prisões brasileiras se tornaram uma grande dor de cabeça para o presidente Jair Bolsonaro, que se comprometeu a tomar medidas fortes contra o crime e a violência" e lembro que, na semana passada, pelo menos 57 pessoas morreram numa rebelião do Pará. "Mais de uma dúzia foram decapitados. A população encarcerada do Brasil multiplicou-se por oito em três décadas para chegar a 750.000 presos", informou o jornal.

Na Inglaterra, a tentativa de fuga inusitada foi retratada pelos jornais Mirror e The Guardian. O primeiro afirmou que Clauvino faz parte da lideração de uma "das maiores organizações criminosas do Brasil". Já o The Guardian lembrou da fuga do mexicano El Chapo, conhecido como "Baixinho", o mesmo apelido do brasileiro.

"Quando o 'Baixinho' do México — o traficante Joaquín "El Chapo" Guzmán — fez sua fuga cinematográfica em 2015, exigiu um túnel de um quilômetro e meio, um suborno multimilionário e até um avião particular que o levou à liberdade nas montanhas de Sinaloa. O homônimo brasileiro de El Chapo esperava conseguir o mesmo usando apenas uma máscara de silicone, um sutiã preto, uma peruca e uma camiseta justa com três rosquinhas rosadas"

Clauvino foi colocado no isolamento na penitenciária de segurança máxima Laércio da Costa Pelegrino, conhecida como Bangu 1, no Complexo de Gericinó, na Zona Oeste do Rio. Ele ficará submetido à punição, inicialmente, por 10 dias. Após o fim do processo administrativo que foi aberto na corregedoria da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), ele poderá sofrer novas sanções