quinta-feira, 20 de junho de 2019

Só um terço das crianças até três anos estão em creches



Havia 3,5 milhões de crianças em creches brasileiras no ano passado, mas ainda 10 milhões estavam fora delas. As vagas nesta etapa, considerada um dos maiores gargalos da educação básica no país, continuam em falta e longe da meta estipulada para 2024 de atender metade dos pequenos de até 3 anos.
É o que mostram dados da Pnad Contínua da Educação 2018, pesquisa anual do IBGE em domicílios no país todo lançada nesta quarta (19). Comparações só são possíveis a partir de 2016, quando o instituto ampliou a área de cobertura do estudo.
Veja abaixo os principais resultados do ensino infantil, fundamental, médio e superior.
1. Creche não deve atingir meta de alunos se continuar no ritmo atual 
Só um terço das crianças de até 3 anos estuda e, se o país seguir na velocidade dos últimos dois anos, essa parcela chegará a 45,6% em 2024, ainda abaixo dos 50% almejados pelo Plano Nacional de Educação.
Também não foi cumprido até aqui o objetivo de universalizar a pré-escola em 2016 -ou seja, ter todas as crianças de 4 e 5 anos estudando-, apesar de o percentual ser bem elevado nessa etapa (92,4%). É nela que a educação passa a ser considerada obrigatória.
A frequência no ensino infantil é bastante desigual considerando idades e regiões. Só 3% dos bebês de até um ano estão em creches no Norte, percentual que salta para 31% entre os de 2 e 3 anos de idade. No Sudeste, as mesmas taxas são de 18% e 61%, respectivamente.