domingo, 23 de junho de 2019

Brasil luta muito, mas perde para a França e dá adeus à Copa do Mundo feminina

Marta, diante da França: Brasil era azarão, mas fez jogo equilibrado

O sonho do título da Copa do Mundo feminina acabou para o Brasil. O time foi derrotado pela França por 2 a 1, na prorrogação, na tarde deste domingo (23), pelo horário de Brasília. A partida foi em Le Havre – a França é o país-sede da competição – e era válida pelas oitavas de final.
Com o resultado, a seleção brasileira volta para casa, ao cair nas oitavas de final do Mundial. Já a França vai enfrentar as vencedoras do duelo entre Estados Unidos e Espanha, que jogam nesta segunda-feira (24).
O gol que decidiu o confronto saiu apenas no segundo tempo da prorrogação, com Henry, na jogada forte da França – a bola cruzada à área. No tempo normal, Gauvin abriu o placar e Thaísa empatou a partida, pouco depois.
No confronto, o Brasil era considerado azarão diante das donas da casa. Segundo sites de apostas, a expectativa da França ganhar era de 71%, contra 15% das brasileiras e 14% de dar empate no tempo normal e na prorrogação.
Na fase de grupos, o Brasil conseguiu duas vitórias – sobre Jamaica (3 a 0) e Itália (1 a 0) – e uma derrota (2 a 3 para a Austrália). Os resultados deixaram a seleção brasileira em 3º no grupo C, atrás de Itália e Austrália. A classificação veio porque o time ficou entre os quatro melhores terceiros colocados dentre os seis grupos da Copa.
História
Até hoje, o Brasil chegou apenas duas vezes entre as quatro melhores equipes da Copa do Mundo feminina. Em 1999, o time ficou em terceiro lugar, ao derrotar a Noruega nos pênaltis (5 a 4). Em 2007, a seleção brasileira perdeu o título para a Alemanha, ao ser derrotada por 2 a 0 na decisão. A atacante Marta, que soma 17 gols em Copas do Mundo, perdeu um pênalti quando o jogo ainda estava 1 a 0.
Jogo
O Brasil escapou de levar um gol no primeiro tempo graças ao VAR, o árbitro de vídeo. Aos 26 minutos, Diani passou por Tamires no lado esquerdo da defesa brasileira e cruzou. Gauvin trombou pelo alto com a goleira a Barbara, que havia saído no lance, e desviou para o gol vazio. Após checar o lance no vídeo, a árbitra anulou o gol, apontando falta da francesa na goleira brasileira.
Apesar do susto, no geral o Brasil conseguiu marcar bem a França, principalmente nas bolas altas. No ataque, Debinha fez boas jogadas. No melhor lance brasileiro, a brasileira partiu em velocidade e acabou desarmada, mas a bola caiu para Cristiane, que invadiu a área e bateu cruzado, rasteiro. A goleira francesa Bouhaddi defendu com o pé.
A jogada do gol anulado da França se repetiu na etapa final e dessa vez as francesas marcaram. Aos 7 minutos, Diani deixou Tamires para trás e cruzou rasteiro. A bola passou por Barbara e Gauvin, na pequena área, tocou para o gol vazio. O Brasil quase empatou aos 8. Marta cobrou falta da esquerda e Cristiane cabeceou no travessão.
Aos 18 minutos, Thaísa bateu cruzado e empatou, após bola rebatida pela zagueira francesa Renard. Num primeiro momento, a árbitra anulou, marcando impedimento de Debinha, que havia cruzado a bola. Mas confirmou o gol depois da consulta ao árbitro de vídeo (VAR). Depois disso, as brasileiras ainda levaram sufoco nas bolas altas da França. Aos 41 minutos, Tamires recebeu e marcou o segundo gol brasileiro, mas a árbitra flagrou impedimento e anulou.
Prorrogação
Logo no início da prorrogação, a atacante Cristiane tentou um chute do meio-de-campo e sentiu uma lesão na perna esquerda. Foi substituída por Geyse. Mesmo assim, o time segurou a pressão e ainda teve a melhor chance de gol. Debinha foi lançada em velocidade, entrou na área e tocou na saída de Bouhaddi, mas a zagueira Mbock Bathy salvou quase em cima da risca.
Mas a França marcou o segundo gol no primeiro minuto da etapa final da prorrogação. Majri cobrou falta pelo lado direito e Henry apareceu livre na pequena área para tocar à esquerda da goleira Barbara. Com isso, a seleção brasileira teve que ir para cima, em busca do empate, e ficou à mercê dos contra-ataques franceses. Diani quase marcou o terceiro gol, mas errou. O Brasil não conseguiu reagir e acabou eliminado.