segunda-feira, 3 de junho de 2019

Carro por App empata com as motos como meio de locomoção



Um estudo inédito divulgado recentemente mostra que o brasileiro usa em média três modalidades de transporte por semana. Entre as principais, 70% andam a pé, 46% utilizam ônibus e 43% o carro particular. Por outro lado, modais emergentes como carros por aplicativos já estão inseridos na rotina do brasileiro: 18% afirma ter utilizado aplicativos na semana anterior à entrevista, índice igual ao de usuários de motos.
A pesquisa é da 99, em parceria com a Ipsos, e abordou pela primeira vez no Brasil sobre comportamento e percepção do brasileiro em relação à mobilidade urbana. Com o título “Como o brasileiro entende o transporte urbano”, o estudo apontou que 76% não se planeja financeiramente quanto aos custos com transporte mensal. Foram realizadas 1.500 entrevistas domiciliares com população 18 anos ou mais entre 29 de abril e 8 de maio com margem de erro de 2,5 pontos porcentuais, em todas as regiões do País.
O estudo ainda revela que dentre os proprietários de carros 30% abriria mão do carro em prol de outros meios de transporte. Os dados obtidos estão de acordo com um comportamento que já vem sendo observado na sociedade, em que o carro próprio deixa de ser um item dos sonhos, principalmente entre os mais jovens. Dados do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) apontam uma queda de 30% na emissão de carteiras de habilitação (CNH) nos últimos três anos no País.
Neste período, o número de primeiras habilitações no Paraná caiu 33,3%, segundo dados do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR). Em 2014 foram 179.640 novos documentos e em 2017, 120.280, o que é um indicativo da falta de interesse dos jovens em ter uma carteira de habilitação.
Os sem carro
Sai o carro, entra a qualidade de vida. Dos entrevistados que não possuem carro, 11% tinham e deixaram de ter nos últimos 5 anos. Entre as principais razões, os gastos com o veículo é o mais citado. Já para 5%, a razão é a mudança no estilo de vida. Uma melhor integração entre os transportes é o desejo de muitos brasileiros, para uma melhor qualidade de vida, conforto e economia de tempo e dinheiro.
Principais formas de locomoção
A pé
70%
Ônibus
46%
Carro
43%
Carro/App
18%
Moto
18%
Bicicleta/Patinete
16%
Metrô
9%
Táxi
7%