quarta-feira, 19 de junho de 2019

Brasil tem dois gols anulados pelo VAR e não passa de empate com a Venezuela

Richarlyson, contra a Venezuela; Brasil pouco inspirado no ataque

O Brasil teve apoio da torcida em boa parte do tempo e teve dois gols anulados pelo VAR, o árbitro de vídeo. E não passou de um empate sem gols contra a Venezuela, na noite desta terça-feira (18), pela Copa América. A partida era válida pela segunda rodada do grupo A da competição e foi disputada no estádio da Fonte Nova, em Salvador.
Com o resultado, ao menos o Brasil praticamente garantiu vaga nas quartas de final. Foi a 4 pontos, contra 4 do Peru, 2 da Venezuela e nenhum da Bolívia – que mais cedo havia sido derrotada pelos peruanos por 4 a 1. Classificam-se os dois melhores de cada grupo, bem como os dois melhores terceiros colocados. Estatisticamente, quatro pontos costumam ser suficientes para a classificação.
Na estreia, o Brasil derrotou a Bolívia por 3 a 0, em São Paulo. Dias após o jogo, o lateral Daniel Alves reclamou da falta de apoio à equipe por parte da torcida no Morumbi. Desta vez, a torcida em Salvador apoiou mais. Mas pouco adiantou. 
VAR
O Brasil foi vítima do VAR em dois gols marcados. Aos 15 minutos do 2º tempo, Gabriel Jesus recebeu a bola de Roberto Firmino e marcou o que seria o primeiro gol do jogo. Contudo, o árbitro chileno Julio Bascuñan interpretou que a bola recebida por Firmino – que estava impedido antes de passar para Gabriel Jesus – veio de um toque involuntário da defesa venezuelana. Com essa interpretação, anulou o gol.
Aos 42 minutos, Everton fez boa jogada individual e deu a bola para Philippe Coutinho marcar o que seria o gol da vitória. Mas o VAR flagrou que a bola tocou em Firmino (que estava impedido) antes de entrar.
TABELA
O próximo jogo do Brasil será neste sábado (22), às 16 horas, diante do Peru, no Itaquerão (São Paulo). A partida encerra o grupo A da Copa América e define o primeiro colocado na chave. A seleção brasileira joga por um empate para assegurar a ponta, já que tem um saldo de gols melhor (3, contra 2 dos peruanos).
ESCALAÇÃO
Em relação à estreia contra a Bolívia, o técnico Tite fez apenas uma mudança: Arthur entrou no lugar de Fernandinho. Arthur, na verdade, era para ser titular desde o começo, mas não disputou a primeira partida porque estava machucado.