sexta-feira, 8 de março de 2019

PF investiga se funcionários de companhia aérea tentaram enviar cocaína para Maceió



A Polícia Federal investiga doze funcionários de uma companhia aérea, após a prisão de uma jovem de 22 anos suspeita de tentar embarcar com 2 kg de cocaína na bagagem, no Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu (PR), no último domingo (3). A passageira confessou que levaria a droga para ser entregue a um desconhecido, em Maceió (AL), em troca de R$ 1.500,00.
Em um primeiro momento, a droga não foi encontrada com a passageira, nem em sua bagagem. Mas os agentes federais responsáveis pelo flagrante constataram que a forma como a cocaína foi encontrada, após a primeira abordagem, evidenciou que a droga foi introduzida na mala da passageira por algum funcionário da companhia aérea que a manuseou, seja na triagem, na rampa ou no porão da aeronave.
Como ocorre normalmente, a passageira passou pelo canal de inspeção da Receita Federal e, diante de fundadas suspeitas, foi encaminhada para revista pessoal e inspeção no equipamento de “bodyscan” nada sendo encontrado no escaneamento de seu corpo, nem de suas bagagens.
Entrevistada pelos policiais e servidores da Receita, a jovem entrou em contradições e a partir daí passou a ser discretamente acompanhada para verificação se receberia outros volumes de terceiros, o que não aconteceu. Fez o check-in e se encaminhou para o embarque.
Em seguida, não satisfeita, a equipe foi ao porão da aeronave, localizou a mala da passageira e, em nova inspeção, encontrou o entorpecente no interior da bagagem do voo que tinha conexão em Guarulhos (SP).
Retirada do voo, a passageira confessou o crime, mas não revelou quem seria seu contato em Foz do Iguaçu, onde a jovem reside.
Todos os funcionários que tiveram contato com a bagagem foram conduzidos para a Delegacia de Polícia Federal para lavratura do flagrante, somente com a autuação da passageira.
Os demais envolvidos tiveram suas credenciais recolhidas pela Infraero, mediante solicitação da PF, e aguardarão a conclusão das investigações em liberdade.
A Infraero informou que não vai se manifestar sobre o caso, por enquanto. (Com informações da Comunicação Social da PF em Foz do Iguaçu)