domingo, 6 de janeiro de 2019

Vândalos contra Bolsonaro emporcalham fachada da embaixada do Brasil em Berlim



A embaixada do Brasil em Berlim, na Alemanha, amanheceu emporcalhada por vândalos, que sujaram a fachada com tinta nas cores branca e vermelha e inscrições que fazem referência a “fascismo”, revelando inconformismo com a vontade expressa nas urnas pelo povo brasileiro ao eleger Jair Bolsonaro (PSL) presidente da República, derrotando o grupo político do ex-presidente e presidiário Lula, que cumpre pena por corrupção e lavagem de dinheiro.
O governo brasileiro ainda não se posicionou sobre esse ato de vandalismo, tampouco se conhecem iniciativas do governo da Alemanha para identificar e punir os criminosos.
Em Brasília, a embaixada da Alemanha é conhecida por incomodar o Itamaraty ao menos uma vez por mês queixando-se de suposta “poluição sonora” na via L4, que perturbaria o “sossego” na embaixada. No entanto, seu governo revela-se incapaz de proteger a representação diplomática brasileira de vândalos.

Tipo invasor da embaixada em Wellington.
Nesta quinta (3), a embaixada do Brasil em Wellington, na Nova Zelândia, foi alvo de um protesto juvenil de sete pessoas, algumas com atitude própria de pessoas drogadas. Eles também pareciam protestar contra a vitória democrática, nas urnas, do atual presidente do Brasil, apesar de exibirem faixa contra “nações fascistas”, dizendo representarem uma certa “Organise Aotearoa”. Eles querem que o embaixador do Brasil seja expulso e que o seu governo retire sua representação diplomática de Brasília. Também não se conhece qualquer iniciativa do governo da Nova Zelândia para investigar a invasão e punir a grave afronta à inviolabilidade da representação diplomática brasileira na capital daquele país.
Atitude fascista
Apesar de utilizarem como pretexto a “luta contra o fascismo”, tanto os vândalos de Berlim quanto os garotos com expressões transtornadas de Wellington adotaram exatamente o comportamento fascista que criticam, demonstrando intolerância contra o resultado das eleições democráticas realizadas no Brasil.