quarta-feira, 2 de janeiro de 2019

Retorno do feriado tem movimento intenso nas estradas, com congestionamento para quem volta de Santa Catarina




A expectativa era de que a última semana do ano fosse também a mais cheia no Litoral do Paraná. E a previsão se confirmou: de acordo com a Coordenação Operacional da Operação Verão Paraná 2018/2019, 1,7 milhão de pessoas acompanharam a virada do ano nas praias de Matinhos, Guaratuba e Pontal do Paraná. E se o movimento nas praias foi grande, é natural que as estradas também registrem um fluxo intenso de veículos.

Segundo a concessionária Ecovia, responsável por administrar o trecho Curitiba-Litoral da BR-277 e as PRs 508 e 407, durante a semana do Ano-Novo (27/12 até 02/01) 315 mil veículos irão circular pelas rodovias, com aumento de 18% no movimento em relação ao do feriado da virada em 2018. O dia com maior movimento foi o sábado, 29 de dezembro, quando 45 mil veículos pegaram a estrada, a maioria deles partindo de Curitiba rumo ao litoral paranaense. Já hoje, 41 mil veículos retornam pela BR-277 para Curitiba.

Na última hora (entre 18 e 19 horas), o fluxo de veículos na rodovia chegou a 2,3 mil por hora, movimento cinco vezes acima do normal. Apesar disso, não há registro de maior lentidão para quem retorna das praias paranaenses.

Já quem retorna de Santa Catarina deve ter mais paciência. De acordo com a concessionária Arteris Litoral Sul, a BR-116 (Contorno Leste) e a BR-376/PR registram movimento intenso, mas sem restrição ao tráfego. Já quem cruza Santa Catarina em direção ao Paraná pela BR-101/SC não só dirige com tráfego intenso em todo o percurso, mas ainda encara 67 quilômetros de lentidão na estrada, intercalados com trechos de congestionamento, do quilômetros 151 (Porto Belo) ao quilômetro 84 (Barra Velha).

Uma opção aos motoristas para evitar congestionamentos é viajar à noite, aproveitando que o trecho de serra no Paraná (BR-376/PR) está totalmente iluminado, proporcionando uma viagem mais tranquila e confortável.