quinta-feira, 3 de janeiro de 2019

Dólar cai 0,84% no primeiro dia útil do governo Bolsonaro

Notas de dólar 
09/11/2015
REUTERS/Gary Cameron/File Photo


o primeiro pregão realizado no governo de Jair Bolsonaro (PSL), o dólar está em queda de 0,76%. Na manhã desta quarta-feira, 2, a moeda americana era negociada a R$ 3,8430 às 11h23 da manhã - em 28 de dezembro, o câmbio fechou em R$ 3,8748. A cotação está sendo influenciada pelo otimismo do mercado com o novo governo, marcado por uma perspectiva liberal na economia, apesar de um dia negativo para os mercados emergentes.

No exterior, pesa contra as ativos emergentes e de renda variável o resultado pior que o previsto do PMI industrial de dezembro na China (49,7 ante a previsão de 50,2).

Na avaliação da estrategista de câmbio do banco "Ourinvest", Fernanda Consorte, o mercado cambial no Brasil reflete um otimismo do investidor com o agora governo Bolsonaro. "O tom no exterior é negativo por causa do PMI da China. Mas o movimento de otimismo com o novo governo continua. Ontem o discurso da primeira dama foi muito bacana", disse Fernanda.

Michelle Bolsonaro roubou a cena na terça-feira (1º) por falar à população em libras - estratégia considerada eficiente para manter o apoio popular ao marido, segundo o professor da Faap Luiz Bueno.

O foco na abertura comercial, anunciado ao "Broadcast" pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, favorece o otimismo relatado pela estrategista da "Ourinvest", e se soma às palavras desta manhã do secretário de Estado dos Estados Unidos, Mike Pompeo, de que Bolsonaro e o presidente americano Donald Trump estão comprometidos em trabalhar juntos em temas da economia e da segurança. Pompeo está no Brasil por causa da posse do presidente brasileiro.