sexta-feira, 13 de julho de 2018

CGU também tapeou o TCU sobre acordo de leniência com a Odebrecht



Além da Advocacia Geral da União (AGU), também o Ministério da Transparência (CGU) assumiu por escrito o compromisso de submeter à análise do Tribunal de Contas da União (TCU) a minuta do acordo de leniência com a Odebrecht, protagonista no maior roubo da História. Mas o acordo foi fechado à revelia do TCU, beneficiando a empreiteira. Nem Emílio faria acordo tão camarada com o filho Marcelo Odebrecht. AGU ainda contou lorota: “o espaço do TCU foi preservado”. Não foi. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder.
Na prática, AGU e Ministério da Transparência, órgãos do governo federal, esconderam do TCU os termos do acordo com a Odebrecht.
AGU e CGU acordaram uma multa irrisória à Odebrecht, ainda assim para ser paga em longuíssimas prestações, até o ano de 2040.
O compromisso com o TCU foi firmado em ofício de abril, em poder da coluna, do secretário-executivo substituto José Marcelo C. de Carvalho.
Por meio de assessores, a AGU ataca o TCU. Diz que o tribunal “vaza tudo”, que “não queria o acordo” e os técnicos “querem protagonismo”.
Veja o documento obtido pela coluna Cláudio Humberto mostrando o compromisso de submeter o acordo de leniência ao TCU:


O ofício se compromete claramente em submeter a minuta do acordo ao TCU.