quinta-feira, 29 de junho de 2017

ALIADO DE TEMER ACIONA A JUSTIÇA CONTRA EX-BRAÇO DIREITO DE RODRIGO JANOT



O deputado Darcísio Perondi (PMDB-RS), aliado e defensor do presidente Michel Temer, foi à Justiça contra o ex-procurador Marcelo Miller. Ele pede que a Procuradoria-Geral da República (PGR) forneça os registros de visitas de Miller à sede do órgão em Brasília.
Miller era o braço direito de Rodrigo Janot, procurador-geral da República. Após 13 anos de trabalho no MPF, Miller anunciou sua saída, em 4 de março deste ano. Segundo reportagem do jornal Folha de S. Paulo, a saída ocorreu dias antes de o empresário Joesley Batista ter gravado a conversa com Temer no Palácio do Jaburu.
O ex-procurador passou a atuar no escritório que negociava os termos de leniência entre a PGR e o grupo JBS. Apesar disso, Joesley diz que não houve orientação no caso das gravações.
Segundo Perondi alega no pedido de liminar, a participação de Miller no acordo de colaboração fere a Constituição. Para ele, a utilização de escutas clandestinas foi ‘idêntica’ a outras com a participação do ex-procurador: nos casos de Delcídio Amaral e Nestor Cerveró.
Na solicitação dos registros de acesso de Miller ao MPF, o parlamentar especifica as datas: março, abril e maio de 2017. O acordo de colaboração foi firmado em abril e homologado em maio. Para a defesa do presidente Michel Temer, há suspeitas de que os delatores já conversavam com procuradores desde março.
Na ação, Perondi também pede anulação dos acordos firmados entre os executivos e a PGR.  A ação foi protocolada na noite de segunda-feira (26), na Justiça Federal de Brasília.