terça-feira, 27 de junho de 2017

Ilhados na Ópera de Arame, vereadores de Curitiba aprovam "pacotaço

Vereadores de Curitiba retomam votação do pacotaço de ajuste fiscal na Ópera de Arame  (Foto: Rodrigo Fonseca)

Em sessão transferida para a Ópera de Arame, vereadores de Curitiba aprovaram nesta segunda-feira (26) os quatro projetos de lei do ajuste fiscal do prefeito Rafael Greca (PMN). No primeiro deles, que altera a previdência dos servidores públicos municipais, aumentando gradativamente a contribuição, foram 25 votos favoráveis, nove contrários e uma abstenção. Membros da oposição, Professora Josete (PT) e Goura (PDT) se retiraram para não participar do que chamaram de "espetáculo de cartas marcadas". Eles voltaram em alguns momentos para discursar. A segunda e derradeira votação está prevista para ocorrer na terça-feira (27).

A plenária começou às 9h15, no teatro, localizado no bairro São Lourenço, a aproximadamente sete quilômetros da Câmara Municipal (CMC), e se estendeu para depois das 13 horas. O lugar amanheceu cercado por policiais militares, que só permitiam a entrada de pessoas autorizadas. Todas eram revistadas. 
A transferência foi definida na sexta-feira (23) passada, em reunião extraordinária, convocada com duas horas de antecedência. O presidente da Casa, Serginho do Posto (PSDB), contou que atendia a uma solicitação do secretário de segurança pública do Paraná, Wagner Mesquita. A ideia era evitar "confrontos" como o verificado na última semana, quando quatro trabalhadores ficaram feridos.