sexta-feira, 10 de junho de 2022

TEM MAS TÁ FALTANDO: Governo notifica Nestlé por biscoito aveia e mel sem mel


















 A Nestlé Brasil foi notificada pela Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor) por uma suposta propaganda enganosa em embalagens de biscoitos da marca Nesfit. A notificação foi realizada na última terça-feira (7), após denúncia do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) a respeito de informações nos rótulos e na lista de ingredientes utilizados nos produtos, que não trazem como ingrediente o mel citado nas embalagens.

Na denúncia, o Idec apontou que os biscoitos da linha Nesfit: Aveia e Mel; Nesfit Leite e Mel; Nesfit Cookie Cacau, Aveia e Mel; e Nesfit Matinal Mel com Amêndoas, apesar de trazerem a palavra mel no nome, incluindo o alimento com destaque na embalagem, não trazem o ingrediente na lista de sua composição.

Na avaliação do instituto, a disparidade de informações entre a publicidade e a lista de ingredientes viola os direitos dos consumidores e configura publicidade enganosa, já que pode induzir o consumidor a erro em relação às características de um produto. O Idec argumentou que os produtos trazem na embalagem imagens de favo de mel e outros elementos e signos diretamente relacionados ao ingrediente.

Por meio da assessoria de imprensa, a Nestlé informou que ainda não foi oficialmente comunicada pela Senacon. Em nota, a empresa disse que, em relação aos produtos mencionados, o mel faz alusão ao produto como referência de sabor e as embalagens contêm a informação de que são imagens ilustrativas.

“A companhia reforça ainda que cumpre todas as legislações e normas brasileiras em relação aos seus produtos e embalagens e que reavalia rotineiramente seu portfólio de acordo com os padrões de nutrição, saúde e bem-estar, nas diferentes fases da vida das pessoas, para garantir que os produtos as ajudem a atender às suas necessidades nutricionais e uma dieta balanceada”.

Folha