sábado, 18 de junho de 2022

Cade espera concluir em dois meses investigação contra Petrobras por abuso de poder dominante














 O presidente do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), Alexandre Cordeiro, espera concluir dentro de dois meses uma investigação contra a Petrobras por abuso de poder dominante.

“Estamos indo dentro do nosso ritmo normal, mas o inquérito já está maduro. Devemos ter resultado nos próximos dois meses”, disse Cordeiro à CNN. Se for comprovada a infração, a estatal pode ser multada ou até forçada a vender ativos.

O Cade investiga se a Petrobras pratica preços abusivos por deter uma fatia muito relevante da extração de petróleo no país. A estatal também tem participação importante no refino e praticamente não atua mais no varejo depois da privatização da antiga BR Distribuidora.

Segundo especialistas em defesa da concorrência, é difícil comprovar a prática de abuso de poder dominante, porque os preços praticados pela Petrobras estão abaixo ou em linha com o mercado internacional.

Cordeiro explica, no entanto, que outros fatores também devem ser analisados. Segundo ele, o órgão também vai avaliar os custos de produção e a margem de lucro da Petrobras em relação ao que é praticado por outras petroleiras.

CNN Brasil