segunda-feira, 27 de junho de 2022

Pesquisa aponta reeleição de Ratinho Junior ao governo e liderança de Moro ao Senado













O governador do Estado Carlos Massa Ratinho Junor (PSD), que disputa a reeleição ao cargo, seria eleito com 20% dos votos, na pesquisa espontânea que é quando os entrevistados respondem em quem pretendem votar sem que os nomes dos candidatos sejam apresentados.

Os dados são da primeira pesquisa eleitoral contratada pelo Grupo RIC para as eleições de 2022 e que foi divulgada nesta segunda-feira, 27 de junho, e apuram as intenções de voto ao governo e ao senado.

Conforme os dados, Sérgio Moro (União Brasil) seria o candidato mais votado para o Senado. Os levantamentos foram realizados pela Real Time Big Data e analisam diferentes cenários. 

A pesquisa tem nível de confiança de 95%.


Corrida para o Senado


No primeiro cenário para senador, Sérgio Moro (União Brasil) tem 30% dos votos, seguido de Álvaro Dias (Podemos) com 23%, Dr. Rosinha (PT) com 7%, Paulo Martins (PL) com 6%, Aline Sleutjes (Pros) com 2% e Alex Canziani (PSD) e Guto Silva (Progressistas) com 1% cada. Ainda, 11% declararam votar nulo ou branco e 19% não souberam ou não quiseram responder.

No segundo cenário, sem Sérgio Moro, Álvaro Dias lidera com 35%, Paulo Martins tem 8%, Dr. Rosinha tem 7%, Alex Canziani tem 4%, Aline Sleutjes tem 3% e Guto Silva tem 2%. Outros 17% afirmaram voto nulo ou branco e 24% não souberam ou não quiseram responder.

No terceiro cenário proposto, sem Álvaro Dias, Sérgio Moro desponta na liderança, com 41% dos votos. Na sequência, Paulo Martins e Dr. Rosinha tem 8% cada um, Alex Canziani tem 4% e Aline Sleutjes e Guto Silva tem 3% cada. Ainda, 12% deram voto nulo ou branco e 21% dos entrevistados não souberam ou não quiseram responder.

A pesquisa foi contratada pelo Grupo RIC, realizada pela Real Time Big Data e registrada sob o número PR-06518/2022. Os dados foram coletados na modalidade quantitativa telefônica. Ao todo, 1.500 paranaenses, eleitores com mais de 16 anos, foram entrevistados, entre 24 e 25 de junho deste ano. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.