segunda-feira, 13 de junho de 2022

Onda de frio vai demorar para dar trégua no Paraná, diz Simepar


 















As baixas temperaturas deram as caras no fim de semana em todo o Paraná. Ontem, teve registro de -3,9°C em General Carneiro e -1,5°C em Pinhão, na região Sul do Estado, e -2,5°C em Guarapuava, no Centro-Sul, segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar). Segundo Samuel Braum, meteorologista do Simepar, a trégua ainda vai demorar. “Esse frio intenso segue na segunda-feira novamente, com valores baixos e possibilidade de geada”, completou ele.

Hoje, em Curitiba, a previsão é de mínima de 5 graus e máxima de 16 graus, com sol e geada, assim como em grande parte do Paraná, menos no Litoral. As mínimas seguiram abaixo de 10 graus na capital paranaense até pelo menos quinta (16). “Essa massa polar atua desde o final da semana em toda a região Sul e tivemos o dia mais frio do ano em praticamente todo o Estado, com exceção do Norte Pioneiro, onde o pico foi em maio. O destaque foi para a formação de geadas e frio muito intenso no Sul, Sudoeste e até Oeste do Paraná”, explicou Braum.De acordo com os registros do órgão, 44 estações meteorológicas registraram as temperaturas mais frias do ano ontem, superando a onda de frio do fim de maio. As mínimas abaixo de zero também chegaram a Pato Branco (-1°C), Ponta Grossa (-0,9°C), Lapa (-0,2°C), Francisco Beltrão (-0,1°C), Cascavel (-0,1°C). Um pouco acima disso ficaram Palotina (0,6°C), Laranjeiras do Sul (0,6°C), Irati (0,4°C), Foz do Iguaçu (0,4°C), Fazenda Rio Grande (0,4°C) e Colombo (0,4°C). Na faixa de 1°C estiveram Capanema (1°C) e Capitão Leônidas Marques (1,6°C).


No Paraná, apenas as estações de Apucarana, Londrina, Cornélio Procópio, Telêmaco Borba, Jaguariaíva, Santo Antônio da Platina, Cambará, Joaquim Távora, Ventania, Nova Fátima e Japira não registraram frio tão intenso quando o mês de maio.