sábado, 25 de junho de 2022

Principal marca de cigarro eletrônico nos EUA é banida do país














 Os produtos da marca de cigarros eletrônicos Juul Labs devem ser retirados do mercado dos Estados Unidos. O órgão público responsável por aprovar alimentos e remédios no país (FDA, na sigla em inglês) anunciou a decisão nesta quinta-feira (23). Para o FDA, a Juul Labs não deu respostas a preocupações de segurança sobre seus produtos.

Esta medida “é um avanço adicional no compromisso da FDA para garantir que todos os produtos de cigarros eletrônicos e sistemas eletrônicos de fornecimento de nicotina que são comercializados produtos cumpram com nossos padrões de saúde pública”, disse o comissário da entidade, Robert Califf, em um comunicado.

A Juul Labs anunciou que vai recorrer da decisão FDA. “Não estamos de acordo com as descobertas e com a decisão da FDA. Continuamos acreditando que fornecemos informações suficientes e dados baseados em pesquisas de alta qualidade para abordar todas as questões levantadas pela agência”, disse em um comunicado o diretor de regulamentação da Juul, Joe Murillo.

Os produtos afetados incluem o dispositivo vaporizador Juul e suas cápsulas, que atualmente são vendidos em sabores de tabaco Virginia e mentol, com concentrações de nicotina de 5% e 3%. Depois de concluir uma revisão de dois anos da aplicação de mercado da empresa, a FDA observou que os dados enviados “não tinham evidências suficientes sobre o perfil toxicológico dos produtos”.

A Juul foi responsabilizada por um aumento no hábito do uso de ‘vaping’ entre os jovens, por sua comercialização de cigarros eletrônicos com sabor de frutas e doces, que parou de vender em 2019. Em janeiro de 2020, a FDA considerou ilegal a venda de cigarros eletrônicos com sabores que no sejam tabaco ou mentol, a menos que o Estado a autorize especificamente.

A agência aprovou alguns produtos relacionados a cigarros eletrônicos de outros fabricantes, como Reynolds American, atual líder de mercado, NJOY e Logic Technology Development. Por sua parte, a Juul argumentou que seus produtos podem proporcionar uma solução aos efeitos nocivos à saúde dos cigarros convencionas.

Os produtos da Juul “existem apenas para que os fumantes adultos façam a transição de cigarros combustíveis”, disse o presidente-executivo, KC Crosthwaite, no site da empresa, acrescentando que está “trabalhando duro” para reconstruir sua reputação após uma “erosão de confiança nos últimos anos”.