quinta-feira, 23 de junho de 2022

Exame/Ideia: Lula lidera com 45%; Bolsonaro tem 36%; Ciro, 7%, e Tebet, 3%.

 



Pesquisa Exame/Ideia divulgada hoje pela Exame aponta que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera as intenções de voto no primeiro turno, com 45% na pesquisa estimulada —quando o entrevistado recebe uma lista com os nomes dos pré-candidatos. O petista é seguido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), que tem 36%.

O ex-ministro Ciro Gomes aparece com 7%; a senadora Simone Tebet (MDB) tem 3%, e o deputado federal André Janones (Avante), 1%. Como a margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, Ciro, Tebet e Janones estão tecnicamente empatados..

O cientista político Luiz Felipe D'Avila (Novo) e Pablo Marçal (Pros) têm 0,5% cada; a sindicalista Vera Lucia (PSTU), 0,3%; e Sofia Manzano (PCB), Leonardo Péricles (UP) e o deputado federal Luciano Bivar (União Brasil), 0,1% cada. Na margem de erro, esses pré-candidatos empatam com Tebet e Janones, mas não com Ciro.

Ninguém, branco e nulo somaram 3% e não sabe foram 4%.

A rodada de hoje não é comparável com a que foi realizada em maio, já que não constam mais entre as opções os nomes do ex-governador João Doria (PSDB) e do ex-ministro Aldo Rebelo (PDT). Essa foi a primeira vez que o levantamento tirou o nome do tucano da disputa —Doria deixou a corrida presidencial no final do mês passado, após ficar isolado no PSDB.

No mês passado, Lula tinha 41% das intenções de voto; Bolsonaro, 32%, e Ciro, 9%.

O levantamento ouviu 1.500 pessoas por telefone entre os dias 17 e 22 de junho. O índice de confiança da pesquisa é de 95% e o custo foi de R$ 27.970. O registro junto ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) é BR-02845/2022.

Primeiro turno

Lula (PT): 45%

Jair Bolsonaro (PL):

36% Ciro Gomes (PDT):

7% Simone Tebet (MDB):

3% André Janones (Avante): 1% Luiz Felipe D'Avila (Novo):

0,5% Pablo Marçal (Pros): 0,5% Vera Lucia (PSTU): 0,3% Sofia Manzano (PCB):

0,1% Leonardo Péricles (UP):

0,1% Luciano Bivar (União Brasil):

0,1% Ninguém/branco/nulo: 3% Não sabe: 4%

Pesquisa espontânea Na pesquisa espontânea —quando a lista de pré-candidatos não é apresentada ao entrevistado—, Lula ficou com 35% das intenções de voto. Bolsonaro, por sua vez, teve 30%. Os dois, portanto, estão empatados tecnicamente dentro da margem de erro. Em comparação com o mês passado, Lula oscilou positivamente de 34% para 35%, assim como Bolsonaro.