sexta-feira, 3 de junho de 2022

Partiu Nova Zelândia: três alunas do Vale ganham intercâmbio


 





















Três estudantes da rede estadual da região estão na lista dos 100 alunos selecionados para o intercâmbio da segunda edição do programa "Ganhando o Mundo". Elas partirão em julho para a Nova Zelândia, na Oceania, onde passarão um semestre letivo estudando em um colégio local. Antes de embarcar, farão um curso preparatório de inglês.

As três alunas do Vale do Ivaí pertencem ao Núcleo Regional de Educação (NRE) de Ivaiporã: Ana Gabriela da Fonseca Silva, do Colégio Estadual José Rosas, de Rosário do Ivaí; Bruna Gomes Batista, do Colégio Estadual Rio Branco do Ivaí, de Rio Branco do Ivaí; e Eduarda Alves Ferreira, do Colégio Estadual Geremia Lunardelli, de Lunardelli.  

“Estou muito feliz. Sempre foi meu sonho viajar para outro país”, afirma Ana Gabriela da Fonseca Silva, de Rosário do Ivaí. Ela conta que recebeu a notícia por amigos e afirma que a família está “eufórica”. “É a minha primeira viagem internacional e também a primeira viagem de avião”, conta a adolescente, que já começou a preparar a documentação necessária embarcar.

Entre os critérios para a seleção dos alunos estava a frequência escolar e, é claro, as notas. O período avaliado foi o ano letivo de 2021. Nesse quesito, Ana Gabriela deu um verdadeiro show. A garota tirou um 9,5 apenas em Português no último trimestre. Todas as outras notas foram 10. Ela ficou na 23ª posição entre os 100 alunos classificados pelo programa estadual.

Ela conta que se inscreveu para o intercâmbio este ano. Portanto, não fez uma preparação ou focou em tirar boas notas para o concurso. Ana Gabriela comenta que sempre gostou de estudar. Agora, a estudante está ansiosa pela viagem. “Nova Zelândia, aí vou eu”, é a mensagem que ela estava preparando nesta sexta-feira com uma foto do país para postar nas redes sociais.

“Espero aprender bastante sobre outras culturas e também inglês”, diz a garota.  Ela também está pesquisando sobre o futuro destino. “É um povo bem receptivo, que gosta de esportes ao ar livre. Estou bem animada”, conta. 

Na escola, o desempenho da adolescente é motivo de orgulho. O diretor Fábio Pereira da Silva comenta que a Ana Gabriela é “uma aluna exemplar”. Segundo ele, o resultado do concurso serve de inspiração para os colegas. “É um incentivo para a maior participação dos alunos nas aulas, que é um dos critérios para conseguir o intercâmbio, e também para que mantenham boas notas durante todo o ano”, afirma o diretor