segunda-feira, 7 de março de 2022

Resgate de dinheiro “esquecido” em bancos começa hoje segunda-feira (7)













 Os brasileiros com algum dinheiro “esquecido’” nos bancos podem conferir o valor dos recursos e pedir o resgate a partir de segunda-feira (7.mar.2022) no site do Banco Central. A expectativa é devolver R$ 3,9 bilhões a 28 milhões de clientes nas próximas semanas, sendo 26 milhões de pessoas físicas e 2 milhões de empresas.

O governo orienta quem ainda não fez a consulta inicial a visitar o site valoresareceber.bcb.gov.br antes para conhecer o período durante o qual pode agendar uma data para fazer o resgate.

Eis o passo a passo:

  • Acessar o site valoresareceber.bcb.gov.br na data e período previamente informados;
  • Fazer login com sua conta gov.br (nível prata ou ouro) em sistema mantido pelo Ministério da Economia e o Serpro;
  • Ler e aceitar o Termo de Responsabilidade;
  • Consultar.

(1) o valor a receber;

(2) a instituição que deve devolver o valor;

(3) a origem (tipo) do valor a receber; e

(4) informações adicionais, quando for o caso.

  • Clicar na opção que o sistema indicar:
  • “Solicitar por aqui” –significa que a instituição oferece a devolução do valor via Pix no prazo de até 12 dias úteis; selecionar uma das chaves Pix e informar os dados pessoais; guardar o número de protocolo, se precisar entrar em contato com a instituição.
  • “Solicitar via instituição” –significa que a instituição não oferece a devolução por Pix no prazo de até 12 dias úteis: entrar em contato pelo telefone ou e-mail informado para combinar com a instituição a forma de devolução do valor.

CONSULTA INICIAL

Para acessar o Sistema Valores a Receber é necessário que o interessado tenha cadastro no site gov.br, nível prata ou ouro. O cadastro pode ser feito gratuitamente pelo aplicativo gov.br ou pela internet.

Poder360