quinta-feira, 31 de março de 2022

Fifa avalia excluir Rússia de forma permanente das competições, segundo jornal


 














O conselho geral da Fifa tem uma reunião marcada para esta quarta-feira (30/3) em Doha, no Catar. Na ocasião, será debatida a possibilidade de endurecimento das sanções contra a Rússia por conta da guerra na Ucrânia. De acordo com o jornal espanhol AS, o bureau de conselheiros da entidade estuda excluir os russos de forma permanente das principais competições oficias.

Apesar de não ser um critério utilizado de forma rigorosa após a deflagração de conflitos pelo mundo, a Fifa já excluiu nos anos 70 a África do Sul por conta dos confrontos ligados ao Apartheid no país.

O Tribunal Arbitral do Esporte (TAS) rejeitou a apelação da Federação Russa de Futebol, que entrou com um pedido da revogação da exclusão do país da disputa das Eliminatórias da Copa, além da eliminação imediata de todos os clubes russos que estavam em competições organizadas pela Uefa.

Mesmo com o cenário pessimista, os representantes russos não acreditam que o pedido de exclusão seja aprovado e entre em vigor, mas reconhecem que a situação não está favorável por conta das decisões tomadas por Vladimir Putin sobre a questão.

Metrópoles