terça-feira, 15 de março de 2022

COVID: Momento de cancelar emergência sanitária está próximo, diz Queiroga















O Ministério da Saúde trabalha com previsão de prazo pequeno para acabar com a Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (Espin) declarada em fevereiro de 2020, decorrente da pandemia da Covid-19. A decisão, de acordo com o ministro Marcelo Queiroga, está “bem próxima”.

Em conversa com jornalistas nesta segunda-feira (14/3), o titular da Saúde sustentou que a diminuição constante dos casos e óbitos causados pela Ômicron dá segurança para fundamentar a medida.

“Muitas portarias foram editadas em função da emergência sanitária, e nós não podemos interromper as políticas públicas, porque afinal de contas foram elas que permitiram que chegássemos ao estágio atual”, explicou.

Apesar da melhora visível no cenário e das recentes flexibilizações, como a desobrigação do uso de máscaras em vários locais do país, o ministro faz um adendo: “Pessoas que são imunossuprimidas, as pessoas idosas, que têm maior possibilidade de desenvolver formas graves da doença, devem observar ainda determinada cautela com relação a medidas não farmacológicas”.

Queiroga também ressaltou que a pasta trabalha junto a estados e municípios “para por fim às medidas restritivas que incomodam as pessoas, mas que seguramente foram importantes no combate à pandemia”.

Metrópoles