sábado, 19 de março de 2022

Negocie paz agora ou sofra por gerações, diz presidente da Ucrânia à Rússia













 O presidente da Ucrânia, Volodmir Zelenski, pediu neste sábado (19) negociações de paz abrangentes com Moscou para interromper a invasão da Ucrânia, dizendo que, do contrário, a Rússia levará “várias gerações” para se recuperar de suas perdas na guerra.

As forças russas têm sofrido duras perdas e seu avanço tem ficado, em grande parte, estagnado desde que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, iniciou o ataque, em 24 de fevereiro, com longas colunas de tropas que adentraram Kiev e pararam em seus subúrbios.

Mas os russos têm cercado cidades, transformando áreas urbanas em escombros, e nos últimos dias vêm intensificando os ataques com mísseis contra alvos dispersos no oeste da Ucrânia, longe dos principais campos de batalha, no norte e leste do país.

Neste sábado, a Rússia disse que seus mísseis hipersônicos destruíram um grande depósito subterrâneo de mísseis e munição de aeronaves na região ocidental de Ivano-Frankivsk. Armas hipersônicas podem viajar cinco vezes mais rápido que a velocidade do som, e, segundo a agência de notícias Interfax, essa foi a primeira vez que a Rússia as usou na Ucrânia.

Um porta-voz do Comando da Força Aérea da Ucrânia confirmou o ataque, mas disse que o lado ucraniano não tinha informações sobre os tipos de míssil usados.