terça-feira, 22 de março de 2022

Rússia diz que relações com os EUA estão perto de se romper após falas de Biden















 O Ministério das Relações Exteriores da Rússia disse nesta segunda-feira (21) que convocou o embaixador dos Estados Unidos, John Sullivan, para informar que as declarações do presidente dos EUA, Joe Biden, sobre o presidente russo, Vladimir Putin, levaram as relações entre os dois países à beira do colapso.

O presidente Biden disse na semana passada que Putin era um “criminoso de guerra” por enviar dezenas de milhares de soldados à Ucrânia. “Tais declarações do presidente americano, indignas de um estadista de tão alto escalão, colocam as relações russo-americanas à beira da ruptura”, destacou o ministério em comunicado.

O Kremlin classificou anteriormente os comentários como “insultos pessoais” contra Putin. O ministério das Relações Exteriores acrescentou ao embaixador americano que ações hostis contra a Rússia receberiam uma “resposta decisiva e firme”.

A Rússia enviou dezenas de milhares de soldados à Ucrânia em 24 de fevereiro, no que chama de “operação especial” para reduzir a capacidade militar do país vizinho e erradicar pessoas que chama de “nacionalistas perigosos”. As forças ucranianas têm apresentado forte resistência e o Ocidente impôs sanções abrangentes a Moscou, em um esforço para forçá-la a se retirar da Ucrânia.

CNN Brasil