segunda-feira, 21 de março de 2022

Zelensky usa lei marcial para suspender 11 partidos pró-Rússia e controlar a imprensa televisiva durante a guerra na Ucrânia














 O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, usou os poderes especiais concedidos pela lei marcial em vigor no país para suspender temporariamente as atividades de partidos políticos acusados de manter laços amigáveis com a Rússia  e para controlar as informações jornalísticas veiculadas na televisão neste domingo (20).

Zelensky anunciou que, dada a invasão em larga escala da Rússia, o Conselho de Segurança e Defesa Nacional ucraniano decidiu suspender todas as atividades na Ucrânia de 11 partidos políticos. A maioria dos partidos afetados é pequeno e sem representação parlamentar, mas um deles, a Plataforma de Oposição pela Vida, detém 44 assentos no Parlamento ucraniano, de 450 deputados.

— As atividades desses políticos visando divisão ou conluio não terão sucesso, e receberão uma resposta dura — disse Zelensky, em um discurso em vídeo. — O Conselho de Segurança e Defesa Nacional decidiu que, dada a guerra em grande escala deflagrada pela Rússia, e os laços políticos que várias estruturas políticas têm com este Estado, irá suspender todas as atividades de vários partidos políticos durante o período de lei marcial.

Em outro decreto, Zelensky instituiu “a implementação de uma política de informação unificada em lei marcial.” O decreto afirma que esta “é uma questão prioritária de segurança nacional, o que é alcançado pela combinação de todos os canais de TV nacionais cujo conteúdo programático consiste principalmente em programas informativos e/ou analíticos de informação em uma única plataforma de informação de comunicação estratégica, com maratona de informações 24 horas por dia”.

O Globo