domingo, 20 de março de 2022

Brasil já recebeu 894 refugiados ucranianos, informa a Polícia Federal




.











 O Brasil aceita oficialmente receber refugiados da guerra na Ucrânia desde o dia 3 de fevereiro, quando foi publicada portaria com as regras de concessão de visto humanitário, que incluem possibilidade de trabalhar legalmente e de pedir moradia definitiva. Desde então, de acordo com a Polícia Federal, o país já recebeu 894 ucranianos que fugiram do cenário de guerra.

De acordo com a Embaixada da Ucrânia no Brasil, a maioria desses refugiados já tem alguma ligação com a comunidade ucraniana no Brasil, que se organizou para recebê-los, principalmente em São Paulo e nos estados da Região Sul.

Ainda de acordo com a PF, esses refugiados já entraram com 21 pedidos para visto temporário, cinco pedidos para residência permanente e dois pedidos para visto provisório. É um número bem menor do que o total de refugiados recebidos porque eles têm até três meses para iniciar o processo de imigração humanitária.

Refugiados da guerra

Ao menos três milhões de ucranianos deixaram o país desde o início da guerra e estão refugiados no estrangeiro, sobretudo na Polônia, segundo a Agência da ONU para Refugiados (Acnur).

Metrópoles