sábado, 26 de março de 2022

Sabão em pó falsificado: 16 empresas são flagradas em esquema milionário no Brasil

 


A Polícia Civil de Minas Gerais revelou um esquema de falsificação de sabão em pó envolvendo 16 empresas e um lucro superior a R$ 3 milhões por mês.

As companhias atuavam na distribuição e venda do produto em diferentes tipos de estabelecimentos, tais como supermercados e centros de distribuição.

De acordo com o delegado Wesley Costa, só nesta fase foram apreendidos 85 toneladas do produto, em Minas Gerais e Espírito Santo. No mês passado, outras 230 toneladas de sabão falsificado foram confiscadas pela polícia.

O órgão contou com a colaboração dos setores de qualidade e jurídico do fabricante do produto verdadeiro e os nomes das empresas envolvidas na fraude não foram revelados.

A Polícia Civil chegou até os envolvidos após serem encontradas anotações em um galpão onde era realizada a falsificação.

A partir deste conteúdo, foi possível verificar os fornecedores e identificar a cadeia de distribuição e venda final do produto.

Segundo o órgão, eram envasadas cerca de 37,5 mil caixas por dia, considerando embalagens de 800 gramas.

As investigações apontam ainda que a quadrilha lucrava cerca de R$ 3 milhões por mês com a comercialização do produto falsificado.
Espírito Santo

Com apoio da Polícia Civil do Espírito Santo, foram apreendidas cerca de 25 toneladas do material em duas redes de supermercados de Minas Gerais que atuam lá.

Segundo o delegado, o objetivo é encontrar os responsáveis por todas as empresas envolvidas no esquema do sabão em pó.

A polícia também quer identificar os núcleos responsáveis pelas criações de empresas fantasmas, notas fiscais frias e lavagens de capitais dentro das organizações criminosas.