terça-feira, 1 de março de 2022

PROBABILIDADE DA RÚSSIA ATACAR A POLÔNIA É ALTA, ACREDITAM POLONESES

 


Cerca de 74% dos poloneses consideram a probabilidade do ataque da Rússia à Polônia como alta ou média, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa de Mercado e Social (IBRiS) no último dia 25, o segundo dia após o ataque da Rússia à Ucrânia. As informações são do site ucraniano Zaxid.

De acordo com o portal polonês Onet, o IBRiS perguntou aos poloneses “em uma escala de 0 a 10, como você avaliaria o risco de que a Polônia pudesse ser atacada diretamente pela Rússia?” Zero significava que não havia essa possibilidade, e 10 que um ataque à Polônia ocorreria.

Mais de 25% dos entrevistados indicaram um baixo risco de tal cenário. No entanto, a cada segundo entrevistado (51%) afirmou o risco médio. Além disso, mais de 23% dos entrevistados percebem esse risco como alto ou muito alto.

Entre os entrevistados com idades entre 18 e 29 anos, 65% dos entrevistados consideram o risco do ataque da Rússia à Polônia alto ou muito alto. Além disso, de acordo com a pesquisa, pessoas com ensino superior acreditam mais no alto risco de ataque da Rússia à Polônia (29%) do que aqueles que declaram ensino fundamental (12%).

Há também uma diferença nas estimativas entre os eleitores da oposição (29% consideram a probabilidade de tal risco alto) e o partido no poder (13%).

Os sociólogos entrevistaram 1.000 poloneses em todo o país usando uma entrevista por telefone assistida por computador.