quinta-feira, 10 de março de 2022

Losartana: entenda o recolhimento e o que fazer se você usa o remédio













A farmacêutica Sanofi Medley solicitou, nessa semana, o recolhimento de medicamentos com losartana do mercado. A medida ocorreu por causa de uma possível presença de impurezas no remédio, que podem provocar mutações e elevar o risco do desenvolvimento de câncer nas pessoas que usam a substância.

A losartana é um princípio ativo utilizado em remédios contra a hipertensão e a insuficiência cardíaca. Além disso, ela também pode ser encontrada em diuréticos. Confira abaixo, todos os medicamentos que devem ser recolhidos pela farmacêutica:

Segundo a Sanofi Medley, o recolhimento dos medicamentos com losartana é uma "medida de precaução devido à presença de impurezas mutagênicas". E os remédios deverão voltar ao mercado quando o IFA (ingrediente farmacêutico ativo) for ajustado.

"Até o momento, não existem dados para sugerir que o produto que contém a impureza causou uma mudança na frequência ou natureza dos eventos adversos relacionados a cânceres, anomalias congênitas ou distúrbios de fertilidade. Assim, não há risco imediato em relação ao uso dessas medicações contendo losartana", disse a empresa, em comunicado.