quinta-feira, 9 de dezembro de 2021

Olaf Scholz é eleito chanceler e Alemanha encerra era Merkel após 16 anos













 O político de centro-esquerda Olaf Scholz tomou posse, nesta quarta-feira (8), e enfim assumiu o cargo de chanceler da Alemanha, encerrando 16 anos de governo Angela Merkel.

Scholz, líder do Partido Social Democrata (SPD), venceu a votação secreta no parlamento alemão como já era esperado – uma culminação de meses de negociações entre partidos após a vitória apertada do SPD nas eleições federais de setembro.

O resultado final foi de 395 votos favoráveis, 303 contrários, 6 abstenções e 3 votos nulos. Para ser eleito, era necessária a maioria simples do parlamento alemão, de 369 votos.

Seguindo os protocolos cerimoniais, Scholz foi visitar o presidente alemão Frank-Walter Steinmeier, que o apontou oficialmente como o novo chanceler do país. Ele então retornou ao Parlamento para fazer seu juramento e ser empossado.

A expectativa é de que o novo chanceler se encontre com Angela Merkel por volta das 11 horas, no horário de Brasília, para uma cerimônia simbólica de “passagem de bastão”.

Na vida política, Scholz tem se posicionado como um pragmático adepto ao diálogo – seu estilo político não é diferente do de Merkel. Os dois podem ser considerados semelhantes em muitos aspectos, apesar de virem de partidos rivais, analisam especialistas.

CNN Brasil