sábado, 18 de dezembro de 2021

H3N2: Novo surto de gripe se espalha pelo Brasil e Estados já registram mortes; confira quais

















O vírus da Influenza H3N2 tem deixado diversos Estados em alerta devido ao aumento no número de casos e mortes causados pela doença no mês de dezembro. No Rio de Janeiro, já são 5 vítimas e mais de 20.000 casos confirmados.

Além do Rio, Alagoas e Bahia também registraram mortes. No caso da Bahia, a paciente era uma idosa de 80 anos, internada em hospital privado de Salvador. Segundo a Secretaria da Saúde (Sesab), havia tomado as 3 doses de vacina contra a covid-19, mas não contra a gripe.

No Amazonas, apesar de não ter registrado mortes, a secretaria de Saúde local divulgou alerta sobre o aumento na circulação do vírus. A gestão estadual pediu às pessoas que fiquem atentas aos sintomas.

Dados da Fundação de Vigilância em Saúde mostram que o número de casos de H3N2 no estado amazonense passou de 140 em novembro para 325 nos primeiros 15 dias de dezembro. Até a 6ª feira (17.dez.2021), já eram 494.

A plataforma InfoGripe, da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), que faz levantamento de casos de síndrome respiratória aguda grave (Srag), mostra tendência a longo prazo de crescimento “muito alto” da Srag, que também engloba a covid-19, em 10 estados brasileiros. São eles:

Rio de Janeiro;
São Paulo;
Espírito Santo;
Bahia;
Maranhão;
Pará;
Amapá;
Amazonas;
Rondônia;
Acre.

Poder 360