sexta-feira, 17 de dezembro de 2021

O que se sabe da festa com 90 participantes em SP na qual estava paciente com Ômicron

 


Um paciente de covid-19 com a variante Ômicron participou de uma festa em São Paulo com 90 pessoas. A prefeitura está monitorando os convidados, segundo informou o secretário municipal da Saúde de São Paulo, Edson Aparecido, nesta quinta-feira (16).

No grupo, 22 testaram positivo para covid-19 e aguardam sequenciamento genético para descobrir com qual variante tiveram contato. O paciente não sabia que estava infectado quando foi ao evento.

"Nós fizemos um primeiro monitoramento de nove pessoas que tiveram contato com aquela pessoa. Dessas nove, sete tiveram sequenciamento positivo para a variante ômicron. Das 90 pessoas que nós estamos acompanhando, 22 testaram positivo para a Covid. Elas passam bem, não estão sintomáticos. O sequenciamento genômico desses 22 casos está em curso neste momento para que a gente possa apresentar o resultado", explicou Aparecido.

O sequenciamento está sendo realizado pelo Hospital Albert Einstein, na Zona Sul, e deve ficar pronto nos próximos dias.

"Enquanto isso, a Secretaria municipal da Saúde continua monitorando e busca o rastreamento das demais pessoas que participaram dessa festa para fazermos a testagem para a Covid-19. Na área [onde aconteceu a festa] nós temos uma unidade básica de saúde, que está fazendo a testagem dessas pessoas. Às vezes elas não testam positivo, mas os sintomas aparecem depois. E a gente faz esse acompanhamento no período de 15 dias", disse o secretário.

Até agora, São Paulo já confirmou de casos da Ômicron. O caso desta festa, aponta Aparecido, é um alerta para que as pessoas evitem festas e aglomerações no fim do ano.

A pandemia não passou. Ainda há a necessidade do uso das máscara e evitar as aglomerações. É importante também participar de eventos familiares onde todas as pessoas estejam vacinadas e apresentem o passaporte da vacina", disse.