domingo, 19 de dezembro de 2021

Ministério da Saúde reduz intervalo da dose de reforço de 5 para 4 meses

















 O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou neste sábado (18) que o intervalo para a aplicação da dose de reforço da vacina contra a covid-19 será reduzido. A partir de segunda-feira (20), pessoas que tomaram a 2ª dose a 4 meses já podem tomar a 3ª. Antes era necessário esperar 5 meses.

A nova orientação foi determinada por causa da variante ômicron. Indícios preliminares mostram que a cepa é mais transmissível. A portaria com a modificação do prazo será publicada na segunda-feira, de acordo com o ministro.

A dose de reforço é fundamental para frear o avanço de novas variantes e reduzir hospitalizações e óbitos, em especial em grupos de risco”, disse Queiroga. Pouco menos de 11% da população recebeu o reforço.

o Brasil aplicou a dose de reforço em 41% da população idosa até 9 de dezembro. A administração da injeção extra no grupo começou em setembro. Desde novembro, todos os adultos que tiveram a 2ª aplicação a pelo menos 5 meses podiam tomar a 3ª.

O chefe do Ministério da Saúde também afirmou neste sábado que a imunização de crianças não é sua prioridade. “Tenho mais preocupação com a aplicação de 2ª dose e 3ª dose do que com a vacinação em criança”, disse Queiroga. Ele defendeu ser mais importante “proteger os mais vulneráveis, justamente os idosos e aqueles que estão na linha de frente”.

Poder 360