quinta-feira, 23 de dezembro de 2021

Anvisa pede mudança em texto de consulta pública sobre vacinação de crianças















 A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou nesta quarta-feira (22) que enviou um ofício ao Ministério da Saúde para que o texto da consulta pública sobre a vacinação de crianças contra a Covid-19 seja retificado.

texto foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) e diz que “torna pública consulta para manifestação da sociedade civil a respeito da vacinação contra a Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos de idade, autorizada pela ANVISA em 16/12/2021″. A Agência pede a mudança da palavra “autorizada”.

“A solicitação busca evitar interpretações errôneas e fazer o justo endereçamento da consulta, já que a Anvisa não tem a atribuição de autorizar nenhuma campanha de vacinação no Brasil”, disse a reguladora em nota.

A Agência afirmou que a decisão “sobre, quando, como e se a vacina Pfizer-BioNTech Covid-19 será adotada pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI)” é papel do Ministério da Saúde.

“O papel da Anvisa é verificar as condições da qualidade segurança e eficácia de uma vacina. Em 16 de dezembro de 2021, a Anvisa autorizou a inclusão da indicação da vacina Comirnaty para imunização contra a Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos de idade, permitindo o início do uso da vacina no Brasil para esta faixa etária”, complementou.

A consulta pública sobre a vacinação de crianças de 5 a 11 anos no Brasil ficará aberta no site do Ministério da Saúde entre 23 de dezembro e 2 de janeiro de 2022. O instrumento é uma forma de obter a manifestação da sociedade civil a respeito do assunto.

g1