sábado, 11 de dezembro de 2021

Governo adia por uma semana quarentena de não vacinados após ataque hacker













 Em conversa com a imprensa no início da tarde desta sexta-feira (10), o secretário-executivo do Ministério da Saúde, Rodrigo Cruz, afirmou que será adiada, até o próximo sábado (18), a portaria do governo que exigiria, a partir deste sábado (11), o comprovante de vacinação contra Covid-19 para viajantes que chegam ao Brasil.

Viajantes não vacinados há no mínimo 14 dias passariam a cumprir quarentena obrigatória por cinco dias.

O anúncio foi feito após o site oficial do Ministério da Saúde sofrer um ataque hacker na madrugada desta sexta. Todos os portais da pasta, como o “ConecteSUS” e o “Portal Covid” também foram afetados.

“O Ministério está estruturando algumas ações que vão ser tomadas em função da indisponibilidade em especial do sistema da vacina”, disse o secretário-executivo.

Rodrigo Cruz informou que a equipe do DataSUS está trabalhando para o restabelecimento da base de dados, mas ainda não há um prazo concreto. Por isso, por precaução, o governo deve publicar, ainda nesta sexta (10), uma portaria postergando por sete dias o início da vigência das regras que estavam previstas para iniciar neste sábado.

O secretário ainda informou que o Ministério vai se reunir para estruturar todas as ações na tarde desta sexta (10), e convocará uma coletiva de imprensa para detalhar as medidas que forem decididas.

O grupo “Lapsus$ Group” assumiu a autoria do ataque cibernético, e disse ter retirado 50 terabytes de dados do sistema. Esse tipo de ataque, chamado “ransomware”, acontece, basicamente, quando um servidor é infectado e o programa bloqueia acesso a esses dados.

CNN Brasil