sábado, 7 de novembro de 2020

Wilson Witzel e família despejados do Palácio Laranjeiras

 

O tribunal  formado por desembargadores e deputados que julga o impeachment do governador afastado Wilson Witzel decidiu, nesta quinta-feira, que ele e sua família terão que deixar o Palácio Laranjeiras. Foram 6 votos a favor e 4 contrários à proposta do relator do processo, deputado Waldeck Carneiro (PT). Ele comunicou que pretende entregar o acórdão próxima segunda-feira, antes do prazo total. A partir da publicação, será iniciado o prazo de 10 dias para a desocupação do palácio, residência oficial do governador, e de 20 dias para a apresentação de defesa de Witzel. O tribunal decidiu ainda pela continuidade do processo de impeachment e pela redução do salário de Witzel.

Em seu voto, Waldeck propôs a desocupação por entender que, uma vez afastado pelo processo de impeachment, a utilização do Palácio pelo ex-juiz não se justifica.

— Tendo em vista que o Palácio das Laranjeiras pertence ao estado do Rio de Janeiro e tem seu uso afetado à moradia de quem chefia o Poder Executivo estadual, não se justifica sua ocupação por quem não preenche os requisitos necessários fixados em Lei — propôs Waldeck.

Witzel está morando com a mulher Helena e os três filhos do casal no palácio, que é um prédio histórico de cinco mil metros quadrados, sendo metade residencial, no segundo pavimento. A área externa é de 25 mil metros quadrados.

O GLOBO