quarta-feira, 25 de novembro de 2020

Taxa de transmissão do coronavírus no Brasil é a maior desde maio


 















A taxa de transmissão (Rt) do novo coronavírus nesta semana no Brasil é a maior desde maio, segundo apontam dados do Imperial College de Londres, no Reino Unido. O índice passou de 1,10 registrado no dia 16 de novembro para 1,30 no balanço divulgado nesta 3ª feira (24.nov.2020).

Simbolizado por “Rt”, ritmo de contágio, o índice indica para quantas pessoas 1 paciente infectado consegue transmitir o novo coronavírus. Quando o resultado é superior a 1, cada infectado transmite a doença para mais de uma pessoa e a doença avança.

O resultado em 1,30 significa que, atualmente, cada 100 pessoas contaminadas transmitem o vírus para outras 130 pessoas. Pela margem de erro das estatísticas, essa taxa pode ser maior (Rt de até 1,45) ou menor (Rt de 0,86). Nesses cenários, cada 100 pessoas com o vírus infectariam outras 145 ou 86, respectivamente.

A última vez em que a taxa de transmissão se aproximou desse patamar no país foi na semana de 24 de maio, quando atingiu 1,31. O valor máximo possível naquela data, considerando a margem de erro, foi de 1,34.

Os cientistas apontam que “a notificação de mortes e casos no Brasil está mudando” e que, assim, “os resultados devem ser interpretados com cautela”.

O relatório do Imperial College de Londres indica que a taxa ficou abaixo de 1 por 5 semanas –do final de setembro ao final de outubro. No entanto, voltou a subir no início de novembro.

Há duas semanas, o número ficou em 0,68, o menor valor desde abril –mas a data coincide com o apagão de dados que atrasou a atualização de casos e mortes por covid-19 pelo Ministério da Saúde. Como o Rt também considera esses dados, isso afeta as estimativas.

Pesquisa divulgada nessa 2ª feira (23.nov.2020), assinada por 6 pesquisadores de universidades e institutos de pesquisa do Brasil, indica que o país está no início da 2ª onda de covid-19.

Para os pesquisadores, a 2ª onda já é evidente em praticamente todos os Estados, e tem 3 principais causas: ausência de testagem sistemática, ausência de uma política central coordenada e afrouxamento das medidas de isolamento sem “evidências empíricas”.

Atualmente, o Brasil é o 2º país com mais mortes pela covid-19: mais de 169 mil até essa 2ª feira (23.nov). Em relação ao tamanho da população, é a 7ª nação onde a doença é mais letal.

A comparação é feita a partir do número de vítimas por milhão de habitantes e considera apenas países com mais de 100 mortes. A Bélgica desponta no topo da lista, com 1.345 mortos por milhão.

Até 4ª feira passada (18.nov), o Brasil ocupava a 4ª posição no ranking de mortes por milhão. Foi ultrapassado pela Argentina e, 2 dias depois, por Itália e Reino Unido.

Os 3 países haviam registrado queda no número de mortes diárias por covid-19. Agora, o número de novas vítimas está em patamar superior ao observado no início da pandemia.

Os Estados Unidos, que perderam mais vidas pelo novo coronavírus, estão abaixo do Brasil em mortes por milhão. Têm mais de 263 mil vítimas e 794 mortos por milhão de habitantes.
MORTOS POR MILHÃO NOS ESTADOS

O Distrito Federal tem o pior cenário: 1.271 vítimas por milhão. Minas Gerais é o Estado onde a doença se demonstrou menos letal, de acordo com os dados disponíveis.

No recorte regional, apenas Nordeste e Sul estão abaixo da média nacional. Caso o Brasil tivesse o mesmo desempenho do Sul, mais de 57.000 vidas teriam sido poupadas.