sábado, 21 de novembro de 2020

Aumento dos casos diários de Covid-19 colocam autoridades em alerta


 .














O aumento de casos diários de coronavírus na região já está colocando em alerta as autoridades locais de Saúde. Depois de um período de maior tranquilidade em que os casos começaram a baixar, os números das últimas semanas voltaram a preocupar.

Apucarana, por exemplo, teve aumento de 142 casos na última semana, registrando em média 20 novos casos de Covid-19 por dia. Até ontem, já estavam confirmados 1.930 casos no total. Para o vice-presidente da Autarquia Municipal de Saúde da cidade, Emídio Bachiega, os números aumentaram porque a população relaxou nos cuidados. “Tenho certeza absoluta que este número de casos tem aumentando por conta do relaxamento da população com as medidas de prevenção. A população tem entrado em uma zona de conforto e não tem levado em consideração as medidas que podem prevenir a contaminação pelo coronavírus, que são o uso de máscaras, a higienização das mãos e o distanciamento social”, considerou.

Outros municípios da região também enfrentam o aumento, como Arapongas, por exemplo, com 186 novos casos em apenas uma semana, uma média de 26 casos por dia. Até ontem, o município já estava com 4.904 casos

Em Faxinal, o município teve 25 novos casos confirmados da doença na última semana, fazendo uma média de 3 novos pacientes por dia. No total, a cidade somava 294 casos até ontem. O secretário de administração e membro do comitê covid de Faxinal Francisco Ferreira, afirma que a cidade já prepara o setor de Saúde para este aumento. “Tivemos aumento nos casos, mas com números ainda dentro do controle. Mesmo assim, já estamos nos precavendo com as nossas equipes de saúde para que os trabalhos sejam cada vez mais intensificados a fim de evitar a proliferação do contágio pelo coronavírus. Nós entendemos que os feriados dos últimos meses fizeram com que a população tivesse um relaxamento em relação as medidas de distanciamento social e outros cuidados, o que intensificou os números de casos”, argumentou.

Em Jandaia do Sul, foram registrados 22 novos casos na última semana, uma média de 3 novos casos por dia. A cidade soma 587 casos no total.

Ivaiporã é o município da região que teve o menor aumento semanal de casos. Nos últimos 7 dias, a cidade registrou 16 novos casos, 2 confirmações por dia, em média. Até agora, a cidade tem 855 casos confirmados.