quarta-feira, 25 de novembro de 2020

Pix teve 12,2 milhões de operações e movimentou R$ 9,3 bilhões na 1ª semana


 















O Pix, ferramenta de pagamento instantâneo do Banco Central, teve 12,2 milhões de operações e movimentou R$ 9,3 bilhões na 1ª semana de operação. Os dados foram divulgados nesta 3ª feira (24.nov.2020) pela autoridade monetária. Eis a íntegra (556 KB).

O sistema permite transferências e pagamentos em tempo real durante as 24 horas do dia e nos 7 dias da semana. Começou a operar para o público geral na última 2ª feira (16.nov.2020). O chefe do Departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro do Banco Central, Ângelo Duarte, disse que o saldo dos primeiros dias foi positivo.

“Desde o 1º dia, o número de operações atingiu 1 patamar bastante elevado. Não houve grandes intercorrências com a entrada de milhões de usuários naquela data”, afirmou. Antes de entrar em operação, as instituições financeiras tinham a escolha de modular o número de clientes que tinham o acesso ao Pix na fase de testes.

De acordo com o Banco Central, 762 instituições financeiras foram aprovadas para operar o Pix. Só que, na fase de testes, parte não atendeu aos requisitos técnicos e precisou adaptar suas operações ao novo sistema de pagamento. Restaram 735 participantes.

O BC havia registrado até domingo (22.nov) 83,5 milhões de chaves, sendo 79,8 milhões em nomes de pessoas físicas e 3,7 milhões de pessoas jurídicas. A quantidade de portabilidade, que é a transferência de chave de uma instituição financeira para outra, chegou a 4.390.252. O procedimento é similar ao feito no caso de portabilidade de número de telefones celulares.