segunda-feira, 23 de novembro de 2020

Servidores da rede estadual fazem novo protesto em Curitiba e pedem saída de secretário da Educação do Paraná


 















Servidores da rede estadual de ensino do Paraná protestam nesta segunda-feira (23) próximo ao Palácio Iguaçu, sede do governo do estado, em Curitiba. Eles pedem a saída do secretário de educação do Paraná, Renato Feder.


Os manifestantes saíram por volta das 10h30 da Praça 19 de Dezembro, no Centro Cívico, e caminharam até o local com faixas de protesto e acompanhados por um carro de som. Uma faixa da Avenida Cândido de Abreu foi ocupada.

Eles também exigem a revogação do edital de contratação de profissionais temporários pelo Processo Seletivo Simplificado (PSS) e da terceirização dos funcionários de escolas, segundo o Sindicato dos Trabalhadores de Educação Pública do Paraná (APP-Sindicato).

Em nota publicada no começo da tarde desta segunda (23), a Secretaria de Educação e de Esporte do Paraná (Seed) confirmou a realização da prova do PSS.

A Seed afirmou ainda que não se pronunciará sobre o pedido de saída do secretário. Segundo o governo, a exoneração de Renato Feder não está na pauta de negociações.

Outras manifestações de profissionais da educação contra as contratações por meio do PSS já haviam sido registradas em Curitiba. Na última quinta-feira (19), servidores entraram em greve de fome em frente ao Palácio.

De acordo com a APP-Sindicato, os profissionais já estão no quinto dia da greve.

A negociação das demandas da categoria acontece com a Casa Civil e não há reunião marcada com representantes do governo, segundo a APP-Sindicato.

Provas do PSS

As inscrições para a prova do Processo Seletivo Simplificado encerram nesta segunda (23), às 18h. Até o fechamento desta reportagem, são mais de 35 mil candidatos inscritos segundo a Seed.

Para o processo seletivo, será aplicada uma prova de conhecimento da área em que o candidato se inscrever. Também fazem parte da seleção a prova de títulos e o tempo de serviço.

Não haverá a prova de redação e banca, como originalmente planejado. A decisão pela não utilização desses formatos de avaliação foi tomada após discussão com os professores.

Cada candidato pode se inscrever em apenas um Núcleo Regional de Educação (NRE), podendo optar por até dois municípios do núcleo. Na sequência, poderá escolher uma ou duas funções, disciplinas, áreas do conhecimento ou eixos da educação profissional.

As provas serão em 13 de dezembro, nas cidades-sede dos núcleos regionais. No dia da avaliação, serão adotadas normas de prevenção da Covid-19.