
"Um grupo de deputados conseguiu colher as assinaturas necessárias para protocolar um pedido de abertura de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a Operação Lava Jato. O pedido, que conta com mais de 171 assinaturas necessárias, já foi protocolado e a Secretaria Geral da Mesa da Câmara dos Deputados está conferindo as assinaturas. Caberá ao presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), instalar a comissão.
O objetivo da CPI é “investigar a violação dos princípios constitucionais e do Estado Democrático de Direito, em razão da suposta articulação entre os membros da Procuradoria da República no Paraná e o então juiz Sergio Moro da 13.ª Vara Federal de Curitiba, tornadas públicas pelo site The Intercept”.
A apresentação do requerimento foi entregue à Secretaria Geral da Mesa na quarta-feira (12). A comissão deverá ser composta por 31 deputados titulares e 31 suplentes. O prazo para as investigações é de 120 dias, prorrogáveis por mais 60 dias.
Depois de conferidas as assinaturas, caberá a Maia decidir se e quando instaura a CPI da Lava Jato. Pelo regimento da Casa, não pode haver mais de 5 CPIs simultâneas em funcionamento. Atualmente, a Câmara tem duas funcionando: a CPI que investiga o Rompimento da Barragem de Brumadinho e a que investiga práticas ilícitas no âmbito do BNDES.
Há dois pedidos de CPI aguardando deliberação na Câmara, os dois protocolados em fevereiro. Um deles pede uma CPI para “investigar o vazamento de informações pessoais constantes dos bancos de dados das empresas donas ou mantenedoras de redes sociais”. O outro pedido é para investigar os gastos do governo federal com publicidade estatal."