quarta-feira, 31 de julho de 2019

Diretor do IML de Umuarama e mais oito são suspeitos de aplicar golpe



O diretor do Instituto Médico-Legal (IML) de Umuarama, Castelar Paulino Rodrigues, e mais oito pessoas foram presos suspeitos de fraudar pelo menos 365 indenizações do Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (DPVAT), em Umuarama, na manhã desta terça-feira (30).O esquema teria desviado mais de R$ 1 milhão na cidade, segundo a polícia. Além do diretor do IML, também foram presos o médico legista Everaldo Baptista de Azevedo e uma funcionária do órgão. Um casal e mais três pessoas de uma empresa de assessoria que dá entrada no segundo DPVAT e um auxiliar administrativo do Hospital Nossa Senhora Aparecida também foram presos.Das nove prisões, três são preventivas e seis são temporárias. 

A polícia cumpre ainda 12 mandados de busca e apreensão em vários bairros da cidade.O grupo é suspeito de fraudar prontuários médicos e laudos periciais para possibilitar o pagamento indevido do seguro.Eles agiam juntos com o objetivo de conseguir possíveis assegurados e aplicar o golpe. Do total de indenizações fraudulentas, 82 eram idênticas e possibilitaram o início das investigações, segundo a polícia.

A quadrilha também adulterava laudos emitidos pelo IML referente a lesões corporais causadas em acidentes de carro, segundo as investigações.A defesa de Castelar Paulino Rodrigues, representada pelo advogado Francisco Silvestre, disse que o cliente é inocente.

O advogado do médico legista Everaldo Baptista de Azevedo, Luciano Gaioski, informou que não teve acesso ao processo, por estar em sigilo. Mas que acredita que seu cliente é inocente, que não cometeu nenhuma fraude, que é uma pessoa correta.

Com informações, G1