sexta-feira, 19 de julho de 2019

" Paraná na gangorra do Bolsa Família"

Cartão do Bolsa Família

"Em três anos, o Paraná vivenciou um aumento de quase 15 mil famílias dependentes do programa Bolsa Família. A desaceleração da economia, somada ao aumento no índice de desemprego, é uma das razões que levam a essa realidade. Além disso, foi registrada uma redução no poder de compra do programa que, neste ano, voltou aos patamares mais baixos desde 2010. Atualmente, com o valor médio do benefício, sequer é possível adquirir metade dos produtos de uma cesta básica."

"O Paraná fechou o primeiro trimestre de 2019 com 536 mil trabalhadores desempregados, de acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Este dado indica que quase 9% da população no estado está sem emprego. Em comparação com a pesquisa anterior, divulgada em dezembro de 2018, houve um aumento de 67 mil desempregados nas cidades paranaenses.

Em 2016, o estado contabilizava 370,8 mil famílias beneficiárias do Bolsa Família e o último dado disponibilizado pelo governo federal, referente a maio de 2019, aponta que existem 385,2 mil famílias dependentes do programa. “Essa flutuação varia devido à realidade socioeconômica das pessoas. Em períodos de dificuldades econômicas, com empobrecimento e redução de emprego, esse número tende a aumentar”, explica Magali Socher, assistente social e técnica da Secretaria Estadual da Família e Desenvolvimento Social. Dessa forma, mais pessoas passam a se inscrever no programa de transferência de renda.

Apenas para ilustrar a flutuação do programa em 2009 o número de famílias atendidas era de 475,3 mil e no ano seguinte passou para 466,6. Em 2012, por exemplo, o índice chegou a 440 mil famílias e em 2015 a 408,9 mil."