sexta-feira, 19 de julho de 2019

"França diminui restrições à doação de sangue por homossexuais"

A medida seria uma evolução e um primeiro passo nos planos para trazer aos homossexuais as mesmas condições impostas aos doadores heterossexuais até 2022. Foto: Bigstock.

"A partir de fevereiro de 2020, o período de abstinência sexual imposto a homens homossexuais para a doação de sangue cairá de um ano para quatro meses na França."


"O anúncio foi feito nesta quarta-feira (17) pelo Ministério da Saúde do país. Entre 1983 e 2016, era proibido na França que homens homossexuais doassem sangue. A justificativa era de que a medida era preventiva contra o contágio do vírus do HIV."

"Em 2016, proibição foi revogada e substituída pela condição de um ano de abstinência sexual para homossexuais. Aqueles que tivessem mantido relações apenas com um parceiro nos quatro meses anteriores, no entanto, podiam doar plasma – o mesmo critério imposto aos demais doadores."

"Ela vem também como reflexo da análise de dados dos últimos anos, que concluiu que a permissão da doação de sangue por homens homossexuais não causou impacto no risco de transmissão do HIV por meio de transfusão de sangue."